sábado, 14 de setembro de 2013

São Miguel das Missões - RS Brasil (uma das 7 reduções jesuitisas)



Em segmento do post Redução Jesuítica Santo Ângelo Custodio, hoje vamos conhecer São miguel das missões! boa leitura! 

São Miguel das Missões é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Seu destaque é o patrimônio histórico Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, onde estão as ruínas jesuítas da antiga redução, Foram declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1983

O sítio arqueológico conta com o Museu das Missões, que abriga estátuas de imagens sacras feitas pelos índios Guarani.

O que ganha destaque desta para as outras reduções, é que esta, se manteve mais original sem muitas modificações, alem de estar melhor preservado. 



Possui todos os dias um belo espetáculo de som e luz narrando a história do lugar. Depois que escurece, as ruínas viram palco para a emocionante apresentação, que dura quase uma hora. 

Sete Povos das Missões: Conjunto de sete aldeamentos indígenas fundados pelos Jesuítas espanhóis no Continente do Rio Grande de São Pedro, atual Rio Grande do Sul, composto pelas reduções de São Francisco de BorjaSão NicolauSão Miguel ArcanjoSão Lourenço MártirSão João Batista,São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo Custódio. Os Sete Povos também são conhecidos como Missões Orientais, por estarem localizados a leste do rio Uruguai.


Historia: Seu primeiro fundador fora o padre Cristóvão de Mendonça, em 1632, que igualmente atacado por predadores bandeirantes, abandonou o local com os índios e se refugiaram em Concepción, no Paraguai. A volta aconteceu em 1687, com o deslocamento de 4.195 pessoas. E três anos já estava quase completa, com a casa dos padres e cem outras para os índios.


Em 1697 São Miguel foi dividida, indo 2.832 pessoas fundar a redução de São João Batista. Em 1707 possuía 3.110 habitantes. A igreja foi obra do padre João Batista Primoli, que de 1735 a 1744 a levantou empregando somente operários indígenas.

As ruínas são o resultado da  Guerra Guaranítica, conflitos que envolvem os índios guaranis e as tropas espanholas e portuguesas, uma guerra da qual reflete a obsessão dos portugueses pelas do sul do Brasil na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário