segunda-feira, 22 de julho de 2013

OS PRIMEIROS MODELOS DE MOTOS DAS PRINCIPAIS MARCAS DO MUNDO

Desde quando as pessoas começaram a tentar adaptar um motor suas bicicletas nasceu junto uma paixão que arrasta milhões de pessoas pelo mundo. Iremos conferir os principais modelos para o inicio da evolução das motos.. 


Harley-Davidson - Silent Gray Fellow

Uma ideia aparentemente simples mais que mudou para sempre o mundo. Depois de anos de trabalho e tentativas de Arthur Davidson e Willian Harley surge a primeira Harley-Davidson em 1904 que foi batizada de Silent Gray Felloy. Com um motor de 494cm³ desenvolvendo 6,5 cavalos, numa transmissão sobre a roda traseira utilizando uma correia de couro e uma embreagem de alavanca manual, tudo apoiado sobre um quadro simples modelo berço fechado com suspensão de paralelogramo.





Honda modelo A

O primeiro modelo da Honda foi batizado de Modelo A mais logo recebeu o apelido de Chaminé pois a mistura de combustível era rica em terebentina devido ao racionamento de gasolina na época e fazia muita fumaça. O modelo A não passava de uma bicicleta adaptada com um motor de 90cc. A verdadeira primeira motocicleta da Honda nasceu em 1949 com motor de 98cc e 3 cavalos e foi batizada de Dream.

Honda modelo A

A avó de todas as Honda - Honda Dream

BSA Model E

A BSA (Birmingham Small Arms Company) foi um grupo de empresas de fabricação de armas de fogo militares, carros, ônibus, aço e entre outros motocicletas. A primeira BSA foi lançada em 1919, com 770 cc e 6.7 cavalos de força ela tinha um moto V-twin.



YAMAHA YA-1 

A fabrica de órgãos e pianos japonesa lançou seu primeiro modelo de motocicleta em 1955, a YA-1 é equipada com motor 2 tempos e 125cc , fortemente inspirada nos design de motos como a BSA Bantam e Moskwa M1A.



Indian 1901

A Indian Motocycle Co. é a mais antiga fabricante de motocicletas dos Estados Unidos e já chegou a ser a maior do mundo. Seu primeiro modelo foi lançado em 1901 e tinha um motor de 1,75 cv.


Suzuki Power Free

Quem vê a Hayabusa hoje em dia não imagina que tudo veio dessa magrelinha. A Power Free foi lançada pela Suzuki em 1952 e tratava-se praticamente de uma bicicleta motorizada com um motor dois tempos de 36cc e com isso seu custo de produção e venda eram muitos baixos, exatamente oque o Japão precisava já que ele se recuperava da guerra naquele período.



Logo veio um modelo um pouco mais potente com 90cc batizado de Diamond Free...


Diamond Free

Ducati Cucciolo

A Ducati nasceu em 1926 na cidade de Borgo Panigale em Bolonha. Na época o objetivo principal da empresa era a fabricação de componentes para transmissões de rádio. Em 1944 a fabrica foi completamente destruída por vários bombardeamentos, mas alguns anos depois os irmãos Ducati lançaram no mercado uma série de produtos, entre eles  o Cucciolo, um motor de pequenas dimensões que podia ser instalado numa bicicleta.




A primeira moto propriamente dita da Ducati foi a Cruiser lançada em 1952. A Cruiser contava com um motor de 175cm³, com partida elétrica e transmissão automática.





Outra moto que merece um destaque também é a March 250 que foi o segundo modelo de motocicleta da Ducati. Lançada em 1964  a March chegava a atingir uma velocidade superior a 150km/h, um desempenho realmente excepcional para a época.



Kawasaki B8

A kawasaki foi fundada no Japão em 1878 e atuava na área de produção de navios mais foi só em 1954 após se aliar a Meburo, a mais antiga empresa de motocicletas do Japão, que surgiu seu primeiro modelo de motocicleta. A  Kawasaki B8 era uma moto de rua com motor dois tempos de 125cc que era produzida, na época, pela Aircraft Kawasaki LTD, um divisão da empresa que produzia aeronaves.


Kawasaki B8


Outra moto da Kawasaki que merece destaque é a A1 Samurai de 250cc lançada em 1966.


Kawasaki Samurai A1

MV Agusta Vespa 98

A MV Agusta (Meccanica Verghera Agusta) foi fundada pelo conde Giovanni Agusta em 1923 para atuar na produção de componentes de aviação mais só em 1945 surgiu a fabrica de motocicletas na cidade de Cascina, perto de Milão.

Ao fim da Segunda Guerra Mundial, como um meio para salvar os empregos dos trabalhadores, e também para preencher a necessidade do pós-guerra eles começaram a produzir os primeiros protótipos de motocicletas. O primeiro a ser produzido foi a Vespa 98 que, apesar do nome, não é propriamente uma modelo vespa como conhecemos.


MV Agusta Vespa 98

Triumph Nº1

A triumph é uma das mais tradicionais marcas de motocicletas do mundo e a mais antiga também levando em consideração o fato que a empresa já surgiu com o propósito de fabricar motocicletas e outras marcas começaram sua historia com a fabricação de outros tipos de coisa e depois começaram a fabricar motos.


Fundada na última década do Século XIX por Siegfriel Bettmann, a Triumph teve sua primeira motocicleta saindo da linha de montagem em 1902 e recebeu o nome de "Nº1". Ela não era nada mais que um bicicleta com estrutura reforçada, equipada com um motor de combustão interna do fabricante belga Minerva, com 2,25 hp de potência.



Aprilia Colibri

A Aprilia foi fundada após a Segunda Guerra Mundia por Cavaliere Alberto Beggio, como uma fábrica de produção de bicicletas em Noale, Itália mais só quando o filho de Alberto, Ivano Beggio, entrou no comando da empresa foi que a marca começou no ramo dos ciclimotores.

Seus dois primeiros modelos foram a Colibri  e a Daniela lançados em 1968.

Aprilia Colibri 50cc

Aprilia Daniela 50cc

KTM R100

A KTM (Kraftfahrzeug Trunkenpolz Mattighofen) foi fundada em 1934 pelo engenheiro Hans Trunkenpolz mais só em 1953 começou a criar seu primeiro protótipo de motocicleta. Seu primeiro modelo teve sua produção em série iniciada em 1954 com quase todos os componentes produzidos pela própria KTM com exceção do motor que era produzido pela empresa Rotax.

KTM R100 - 1954

BMW R32

A BMW (Bayerische Motoren Werketem hoje um status de marca de luxo e suas motocicletas são constantemente escolhias como as melhores principalmente do segmento das Big Trail com a linha da GS 1200 e no seguimento das super-esportivas com a 1000RR. A BMW Motorrad é uma subsidiária do Grupo BMW que se dedica a produção de motos. No início do século 20, era uma fabricante de motores de aeronaves e foi por meio da 1ª Guerra Mundial que surgiu a primeira motocicleta BMW, denominada R32, em 1923

BMW R32
fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário