domingo, 12 de dezembro de 2010

Almoço no topo de um arranha-céu

Esta é uma das fotos mais famosas da história de Nova York, entrando para os anais da arte fotográfica. A imagem retrata onze operários que sem demonstrar medo algum fazem uma pausa para o almoço, estando todos suspensos numa viga de aço (sem qualquer proteção), no 69º andar do edifício Rockefeller Center.
O autor desta impressionante fotografia é Charles C. Ebbets, tirada no dia 29 de setembro de 1932, intitulada “Almoço no topo de um arranha-céu”. Ela foi publicada na época no New York Herald Tribune.
É certo que o medo imperava mais no solo do que nas alturas, pois enquanto estes trabalhadores ganhavam o seu suado pão, lá embaixo milhões de desempregados passavam fome. Resquícios da crisefinanceira de 29.
Naquele tempo, muitos imigrantes europeus que chegavam a Nova York eram colocados na área de construção civil. Os engenheiros por sua vez não se importavam com a segurança  dos trabalhadores, mas sim em quebrar recordes nos prazos de conclusão das obras. Como conseqüência houvera muitas vitimas entre esses homens.
Charles C. Ebbets
Para denunciar a falta de segurança que estes guerreiros eram submetidos, entrou em ação a lente de Charles C. Ebbets. Suasfotografias captaram o cotidiano destes operários na construção de arranha-céus, entre 1920 e 1935. Pode-se dizer que os métodos para capturar estes ângulos foram de grande coragem, pois ele se dependurava nos andaimes, registrando estas cenas. Ebbets foi considerado um dos principais fotógrafos da evolução da Big Apple.
Outra famosa foto de Ebbets mostra os homens dormindo sobre uma viga (também em 1932) na construção do Rockefeller Center.
Momento de descontração
Estas e muitas outras imagens de Charles C. Ebbets estão no Bettman Archives, em Nova York, de propriedade do Sr. Bill Gates.
O Rockefeller Center para quem não conhece é um complexo comercial (construído pela família Rockefeller). Está localizado no Midtown, na ilha de Manhattan. O complexo foi desenhado como uma “cidade dentro de outra cidade”, juntando um grande grupo de edifícios que combinaescritórios, centros comerciais e lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário